Lúcio Cesar Pereira
Andressa Brauer
A fotografia se resume em três pontos: técnica, estética e conceito, entender esses tópicos é o primeiro passo para conseguir uma boa imagem. Esse foi um dos pontos abordados pelo fotógrafo João Carlos Miranda, conhecido como Joca, durante palestra para alunos da disciplina de Introdução à Fotografia na Estácio Friburgo.
Durante o evento, que teve como tema "Fotografia como opção de trabalho para o jornalista", João Carlos exibiu um vídeo com seu portfólio de trabalho. Abordou conceitos como: distância, foco, diafragma, profundidade de campo, fotometria, balanço de branco, foco e nitidez entre outras informações técnicas.
O palestrante é sargento do Corpo de Bombeiros e escolheu o jornalismo como segunda profissão. "A fotografia surgiu na minha vida em uma época que eu precisava, financeiramente, de outra atividade. Acontece que me apaixonei pela profissão", afirmou.
Foto: Lúcio Cesar Pereira
Fotografia de casamento e aniversário foram destacadas pelo fotógrafo
Segundo Joca, o trabalho abre portas para diversas áreas, mas para ganhar dinheiro a melhor opção é atuar em eventos sociais, como casamentos e aniversários. Durante o bate papo com os estudantes foram abordados os tipos de fotografia (retrato, macro, paisagem, grupo, retrato + paisagem).
Para alcançar sucesso no mercado de trabalho o palestrante explicou “Seja empreendedor que uma hora vocês vão conseguir se destacar.” Joca afirmou que o fotógrafo é um contador de história. Em seu trabalho, voltado para fotografia de casamentos, costuma registrar imagens do making off e acredita que essas fotos são importantes para os noivos se lembrarem de momentos simples.
Segundo o João Carlos, a humildade e simpatia são pontos fundamentais para conquistar bons contatos.
Foto: Lúcio Cesar Pereira
Joca: “Seja empreendedor que uma hora vocês vão conseguir se destacar.”
Segundo o João Carlos, a humildade e simpatia são pontos fundamentais para conquistar bons contatos.
- Certa vez fui indicado para substituir um fotógrafo e chegando no lugar fiz amizade com algumas pessoas, a foto tirada nesse dia rendeu R$ 600. E pouco tempo depois fui chamado para diversos outros trabalhos, graças a humildade e simpatia essas portas se abriram, contou.
Durante a palestra, João Carlos Miranda disse que é feliz por poder se dedicar a família e também ao trabalho. Mas alerta para os iniciantes “Home office tem suas vantagens, mas é preciso ter disciplina”.


